sexta-feira, 9 de abril de 2010

Tópico de Resident Evil

Ok, o scanner foi pro pau e até conseguir uma nova fonte pra passar meus desenhos pro pc, estou sem material. Decidi então fazer alguma coisa diferente e apresentar as curiosidades de uma das séries de jogos que eu mais gosto: Resident Evil.
Eis algumas informações interessantes...(pode conter alguns spoilers-revelações do enredo-nas 2 primeiras curiosidades)

Você sabia que:

.O “vírus-zumbi” dos jogos foi criado a partir da idéia do vírus Ebola?

Sim, o vírus Ebola serviu de fonte para a criação do vírus que aparece na maioria dos jogos da série.
Após ter sido descoberto na África, dois nobres cientistas, Ozwell E. Spencer e Edward Ashford, resolveram estudá-lo a fundo.
Ashford imaginou que poderia usar as habilidades regenerativas para a medicina, enquanto Spencer interessava-se no grande potencial do vírus para a criação de armas biológicas, já que o índice de mortalidade, nos casos com Ebola, chegavam aos 90 %.
Em um acordo com o Pacto de Proibição das Armas Biológicas, os dois cientistas alegaram que fariam pesquisas em busca da cura para o vírus (Spencer obviamente não teria revelado suas reais intenções para com as pesquisas).
No entanto, mostrou-se inútil aos objetivos de Spencer: não sobrevivia por muito tempo fora do hospedeiro, e era extremamente vulnerável a radiação ultravioleta (fotosensitividade).
Havia também o fato do vírus matar o hospedeiro rapidamente, e só se espalharia se houvesse algum contato físico, limitando em muito as chances de contágio.
Para a criação do novo vírus, era necessário responder as dificuldades quanto a maneira de: contágio, taxa de mortalidade e continuidade do vírus.
Tendo estes quesitos em mente, através de vários experimentos, eles criaram o vírus progenitor: um agente infeccioso mortal, capaz de se propagar através de machucados causados pelos infectados e matando rapidamente aqueles que entravam em contato com os mesmos. No entanto, aqueles que morrem, após algum tempo, reganham as suas funções motoras básicas de sobrevivência, tal qual locomoção e necessidade de alimentação, tornando-se verdadeiras armas biológicas: agentes biológicos mortais que não parariam o contágio, mesmo estando mortos.
Estava, assim, criada a arma biológica perfeita.
*Informações sobre o vírus Ebola: causa febre hemorrágica, uma das doenças virais mais perigosas do mundo, frequentemente fatal, com índice de mortalidade de 50 a 90% dos casos. A Febre Hemorrágica Ebola – FHE, é uma doença infecciosa grave, porém muito rara; é transmitida pelo contato direto com o sangue, secreções ou sêmen de pessoas portadoras do vírus.
A morte surge de uma a duas semanas após o inicio dos vários sintomas (ou até um mês após a infecção inicial). O vírus destrói o cérebro e a vítima geralmente tem convulsões epilépticas no estágio final da doença.


.Resident Evil 2 teria uma outra versão, praticamente pronta, mas que não chegou a ser lançada oficialmente?

Devido a proximidade que chegava-se da data de lançamento prevista, os completos 60%-80% do desenvolvimento anterior do jogo foram deixados de lado e postos a um novo planejamento, no que seria o jogo Resident Evil 2 que conhecemos hoje, com Claire Redfield (irmã do protagonista do primeiro jogo da série, Chris Redfield) e Leon Scott Kennedy (policial novato do departamento de polícia de Racoon City).
O protótipo que foi descartado (conhecido também como Resident Evil 1.5) tinha algumas diferenças bem perceptíveis da versão final do jogo, a começar pela protagonista: Elza Walker. Elza era uma menina fanática por motos que estava indo a cidade para achar um novo grupo de motociclistas para acompanhá-la, quando se viu envolta na cidade agora infestada de zumbis. Possuía uma roupa de motoqueira branca e vermelha, com detalhes em preto e azul e possuía cabelos louros, com um rabo-de-cavalo. Para conseguirem criar um vínculo com o jogo anteriormente lançado, os produtores optaram por fazer a protagonista ter algum parentesco com um dos personagens anteriores, e então criaram a irmã de Redfield, Claire, em substituição à personagem Elza. Na verdade, são os mesmos moldes, mesmo porque Claire também chega de moto a cidade de Racoon e também possui um rabo-de-cavalo.
Leon era para ser parte de um grupo de policiais sobreviventes (sim, haveriam então mais personagens vivos logo no começo do jogo) que tentavam abrigar-se dentro da delegacia, e não somente o único policial a estar vivo por aí na cidade. Além disso, Leon não teria as franjinhas da versão final, e sim uma franja pequena para um lado apenas, com o resto do cabelo curto.
Estavam inclusos no jogo vestimentas que dariam maior proteção aos personagens, para não tomarem tantos danos dos inimigos.
Ada Wong na verdade chamava-se Linda, e não possuía um papel tão importante na história.
Havia de ter mais monstros diferentes nessa versão também, tal qual o gorila deformado. Além dos efeitos de sangue e tripas voando serem uma coisa mais visível que na versão final, provavelmente sofrendo redução por causa da censura americana (ainda que seja um jogo para maiores de idade).



.Devil May Cry foi uma das versões descartadas de uma produção para uma sequência da série Resident Evil?

Através da direção de Hideki Kamiya, mesmo planejador de RE e diretor de RE2, estava para ser produzida uma nova seqüência da aclamada série de survival horror, com direito a uma visita a Espanha para pesquisar e desenvolver esse trabalho, examinando os vários castelos de lá para servir de base para a nova ambientação do jogo. No entanto, foi percebido pelo mesmo que isso distanciava-se demais da fórmula básica da série, até mesmo com o gênero survival horror. Então, ao invés de abandonar o projeto inteiramente, a premissa foi mudada e então deu-se o nascimento de Devil May Cry, um jogo que também envolve um aspecto sombrio, só que com mais elementos de ação, tiro e plataforma, o que se provou ser um sucesso, tendo uma fase seqüencial de 4 jogos até agora.


.O jogo teve inspirações em um outro survival horror produzido para o nintendinho, intitulado “sweet home”?

O primeiro Resident Evil tomou emprestado muitos elementos desse survival horror estilo rpg, tal qual o cenário de uma mansão, os quebra-cabeças (puzzles) o inventório de itens e a ênfase na idéia da sobrevivência. Até mesmo as cenas de espera com a portinha se abrindo serviram de fonte para a criação dessa série.



É isso! Eu gostaria de colocar mais curiosidades , mas decidi optar por aquelas que não tem tantas revelações do enredo…
Abraço à todos!

2 comentários:

Praia Brava - Floripa disse...

Eu vou comprar um Scanner !!!!!!!!!!!! Parcelado-o-o-o
ainda essa semana!

Vc merece oskoskoskos
Abração!!

sem mais disse...

Curiosidade interessante: nosso querido Rafael blogueiro jogou apenas um jogo da série, apesar de saber de cór a história de todos. XD